Road Vintage Bike Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicicleta Vilar 1979/80

5 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Admin Qui Jul 30, 2009 9:22 am

Vi o post de restauro no forum BTT e vi até cá espreitar.

A verdade é que recomecei a andar de bicicleta depois de ter parado durante 10 anos.

A minha bicla mais antiga (Vilar Speed vi) foi comprada por mim quando tinha cerca de 10 anos. Fartei-me de juntar dinheiro e ainda me lembro de a ir buscar à loja. Andei muitos quilómetros com ela mas passado este período que esteve parada, coitadinha, não ganhou saúde nenhuma.

Quando a fui buscar ao sotão tinha os dois pneus completamente nas lonas e as duas câmaras de ar furadas. Resolvi desmontar as rodas e levá-las a uma loja para me porem dois pneus novos, câmaras de ar e trocarem dois raios partidos da roda de trás. Quando as fui buscar reparei aquelas não eram as minhas rodas. Vai na volta tinham efectuado uma troca com outro cliente. Isto aconteceu a semana passada e ainda estou à espera que consigam contactar o outro cliente.

Bem aqui fica uma foto da minha Vilar de 1979/80.
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi021

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi016

os deviadores são Huret:
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi025

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi026

se calhar vou ter de comparar umas rodas novas... tenho pena, as minhas tinham Vilar gravado nos aros e tudo...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty POR RATAMACUE

Mensagem  Admin Qui Jul 30, 2009 9:23 am

Já ando a pensar no que fazer se não conseguir recuperar as minhas rodas originais. Gostava mesmo de a pôr a rolar de novo. Os pneus eram 700x32C. Sabem se é possível arranjar umas rodas novas que levem os mesmo pneu? Mantendo os meus travões originais (Lusito) e tudo?

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi036

E as mudanças? É que tb fiquei sem as minhas pois as rodas da bicla e foram completas para a loja com a cassete e tudo... Sad


Última edição por Admin em Qui Jul 30, 2009 9:25 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty POR GOLFSC

Mensagem  Admin Qui Jul 30, 2009 9:25 am

Basta arranjares umas rodas normais de bicicleta estrada em 700C, o pneu podes por o 25 que era um dos pneus utilizados na altura, seria bom era arranjares umas rodas da época para manteres o clasissismo king
Os travões não há problema!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qui Jul 30, 2009 1:59 pm

ainda estou com esperança de recuperar as minhas rodas originais! assim tb recuperava os meus carretos (acho que tinha 5) originais de volta... senão tenho de começar a pôr carretos novos, desviadores novos, roda pedaleira nova... pedais novos e daqui a pouco só fica o quadro original! Very Happy
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qui Jul 30, 2009 2:04 pm

.


Última edição por Kampa em Sáb maio 05, 2012 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Rodas

Mensagem  GolfSC Qui Jul 30, 2009 9:27 pm

Não te preocupes que isso é pacifico!! Se não conseguires recuperar as rodas tenho um amigo que vende umas rodas do principio dos anos 80 (não sei a marca mas penso ser MAVIC) de boyaux impecáveis como novas por 75€, se precisares do carreto eu tenho cá um de 5 Vel. e dou-te isso.
Abraço
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sex Jul 31, 2009 10:55 am

Obrigado! Cool

A verdade é que mais uma semana está a acabar e eu continuo sem noticias...


Última edição por Kampa em Sáb maio 05, 2012 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Espigão de selim

Mensagem  Admin Sáb Ago 01, 2009 8:42 am

E merecia também um espigão de selim em aluminio da época Very Happy
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sáb Ago 01, 2009 10:35 am

O espigão saiu facilmente. Tirei tb a fita do guiador do lado esquerdo. O cromado por baixo está practicamente como novo. O travão dianteiro tb saiu sem problemas. Agora é limpar.

Aparentemente, ela está velhinha e suja mas até agora nada de porcas soldadas pela oxidação. Very Happy

Passei no Decathelon (por outros motivos) e não resisti a ir ver se eles vendiam aros que servissem nesta bicicleta. Ao fim de muito procurar, pois quase tudo o que se vende é para BTT, lá encontrei uns aros roda 28". O que achei estranho foi não estar indicado em lado nenhum a medida do pneu que estes aros são supostos levar. Também não estava indicado qual o comprimento do eixo. Todas as biclas de estrada têm o mesmo espaço entre os dentes do garfo? Não corro o risco de arranjar uns aros, cujo eixo seja demasiado curto ou demasiado longo? Tenho de tirar umas medidas!
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Medidas

Mensagem  GolfSC Sáb Ago 01, 2009 3:40 pm

Nã ote preocupes com isso que a medida de estrada é toda igual (certifica-te é que estás a comprar roda 28 e não roda 26!!!) o resto é tudo as mesmas medidas, no entanto penso que deverias tentar arranjar umas rodas antigas (com 75€ conheço uma pessoa que te vende umas impecs), se quiseres um espigão de selim de 1981 em Aluminio da SR tenho cá na medida 26.6 e vendo isso por 5€ só para despachar.
Vai dando noticias á malta e se tiveres duvidas apita Wink
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Dom Ago 02, 2009 12:16 am

Deixem ver como as coisas se resolvem lá com a loja que me perdeu os meus aros que eu depois logo digo qualquer coisa.

Obrigado pela ajuda! Very Happy
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Dom Ago 02, 2009 11:45 am

Só por curiosidade fui medir o diâmetro do meu espigão e obtive 25,8 mm. Será possível? Existia esta medida?
Pelo aspecto do oxido não parece aço será que é alumínio?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Espigão

Mensagem  GolfSC Dom Ago 02, 2009 7:28 pm

Correcto, essa medida existia, mas já é extremamente dificil arranjar material desse, o que a malta faz normalmente é lixar uniformemente um 26.6 a fim de poder encaixar lá no sítio Wink
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Seg Ago 03, 2009 4:26 pm

Já falei com o dono da loja. Como não consegue entrar em contacto com o outro cliente, que levou as minhas rodas por engano, diz que encomendou umas novas e que já as tem amanhã ou depois... Sad e pronto foram-se...

Bem o importante é a bicla poder rolar. Algum cuidado especial que eu deva ter? Vou levar o quadro para eles a montarem à minha frente e ver se fica tudo bem.

Obrigado.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Resolução

Mensagem  Admin Ter Ago 04, 2009 10:58 pm

RaTaMaCue escreveu:Já falei com o dono da loja. Como não consegue entrar em contacto com o outro cliente, que levou as minhas rodas por engano, diz que encomendou umas novas e que já as tem amanhã ou depois... Sad e pronto foram-se...

Bem o importante é a bicla poder rolar. Algum cuidado especial que eu deva ter? Vou levar o quadro para eles a montarem à minha frente e ver se fica tudo bem.

Obrigado.

Fico contente por teres "uma" resolução á vista mas ao mesmo tempo triste por não poderes ficar com as rodas antigas para poderes ter a bicicleta o mais original possivel. Penso que houve uma grande incuria e falta de profissionalismo da loja que te atendeu.
Abraço

Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qui Ago 06, 2009 4:40 pm

Pessoal, já tenho rodas!

Cheguei a casa, afinei os desviadores e os travões e a menina já rola. Antes que o sol se ponha, vou dar umas voltas para ver se está tudo bem.


Última edição por Kampa em Sáb maio 05, 2012 7:22 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty LOL

Mensagem  GolfSC Qui Ago 06, 2009 10:32 pm

LOL!!
Ainda bem que já rola, se precisares tenho cá fitas originais final anos 70 principio 80 novas na embalagem da 3ttt em Amarelo e em azul muito brilhante da Cat Eye - 5€ cada jogo.
Abraço
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Dom Ago 09, 2009 3:23 pm

Obrigado pela oferta mas entretanto encontrei, numa loja velhinha, fita vendida ao metro, exactamente igual à que a bicla tinha. Cool
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty COOL

Mensagem  GolfSC Dom Ago 09, 2009 10:43 pm

Optimo!! interessa é desenrascar Wink
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Ter Ago 11, 2009 1:38 am

Depois da minha voltinha com a menina dei contas dos seguintes problemas:

1º - Transmissão. Sempre que tinha algum carreto engatado sem ser o mais pequeno, sinto/oiço uns "craques" como se estivesse a moer algo. Já pensei que como os carretos são novos e a corrente é velha (deve ter folga ao fim destes 30 anos) não haja uma "adaptação" perfeita destes dois elementos. Isso nota-se tanto mais, quanto maior for o carreto. Hoje limpei a corrente para tentar efectuar uma inspecção visual do estado da mesma. A olho nu parece bem. Amanhã faço o teste caseiro das 12 polegadas.

2º - O guiador tem uma tendência para virar para um dos lados mesmo com a bicla parada. Não me lembro da menina ter este feitio/defeito nem nunca me lembro de ter visto uma blica que sofresse desta esta condição. Como a roda nova tem quick-release virei-a logo ao contrário para ver se era da roda. Para minha surpresa continuou a pender para o mesmo lado. Em andamento, com as mão no guiador, não se sente nada mas sempre que experimentava a tirar as mãos ela acabava por guinar subitamente. Será que tenho o garfo torcido? Amanhã (ou depois) vou arranjar uma maneira de perceber se o garfo tem os dentes paralelos entre sim e á mesma distância do centro da bicla.

Aceitam-se dicas! clown
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Ter Ago 11, 2009 12:34 pm

Hoje de manhã, numa tentativa de perceber o que se passa com a direcção, retirei as duas manetes dos travões, não fosse algum dos cabos estar a "puxar". Na verdade com o guiador completamente "limpo" a guinada para esquerda continua a acontecer. Fui olhar para a minha caixa de peças e montei isto:

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi051a

mais outra igual e com a mesma extensão de rosca a seguir à dupla porca.
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi048a

eis o resultado visto de cima:
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi047a

a meio caminho a descer:
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi049a

e em baixo:
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi050a

Não há duvida. O garfo direito (para quem está montado na bicla) está mais para fora e mais para a frente do que o esquerdo. A diferença é visível.

Acham que este fenómeno do guiador me "cair" para a esquerda com a bicla parada é devido a isto?


ps: só tenho pena das roscas da minha "ferramenta" terem um diâmetro de 6 mm. Acho que deviam 8 mm que sempre era um diâmetro mais próximo do eixo da roda dianteira mas dessas não havia na caixa das peças...
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Ter Ago 11, 2009 6:43 pm

Resolvi tentar corrigir aquele desvio da forqueta e consegui com que ficasse assim:
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi052

no entanto o guiador continua a cair para a esquerda. Fui dar uma volta para experimentar e em andamento cai ligeiramente para a direita mas dá para andar sem mãos. Resumindo está melhor que antes mas ainda não está bom. Afinal como é que se alinha a direcção numa bicla?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Direcção

Mensagem  Admin Ter Ago 11, 2009 10:45 pm

Olá,
esse empeno não tem nada a ver com a direcção da bike, para afinares a bicicleta deves de paertar as caixas com a sensibilidade de não as deixares muito folgadas nem muito apertadas - o que pode acontecer é que se as esferas da direcção estiverem na sucata tens tendência a dar mais aperto para corrigires a folga e depois ficas com a direcção presa, neste caso ou esferas novas na mesma medida ou um kit de caixas direcção novo.
Abraço

Admin Wink
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qua Ago 12, 2009 1:35 pm

Primeiro que tudo obrigado pela dica. Thanks! Cool

Já tinha pensado que o problema poderia passar por aí. Na verdade, logo quando tirei a bicla do sótão, verifiquei se as caixas estavam muito apertadas ou muito soltas. Como tudo me pareceu bem, não havia folgas e a direcção virava sem atritos ou ressaltos, nunca mais pensei nisso.

De qualquer, por causa da tua sugestão, resolvi desmontar tudo e ver como estava a coisa por dentro. Os rolamentos, parecem-me bem. O de cima ainda tinha bastante massa. O de baixo, junto à forqueta, nem por isso.
Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi056

Pus massa nova e voltei a fechar, apertei um pouco mais as caixas do que estavam para ver se fazia alguma diferença. Como continuou na mesma, resolvi desmontar mesmo tudo e inspeccionar a coluna de direcção.

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi057

Bicicleta Vilar 1979/80 Vilarspeedvi058

Como se pode ver, a coluna de direcção não está perfeitamente direita. Lembro-me de dar valentes quedas. Uma delas deixou-me a roda da frente feita num "8" e sem pele no meu lado direito desde a anca até ao tornozelo. Ouch, só de pensar nisso ainda me dói!!! Very Happy

Será que este estado da coluna de direcção foi resultado de algum acidente ou já veio assim de fábrica?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty LOL

Mensagem  GolfSC Qui Ago 13, 2009 10:27 am

LOL!! Very Happy

Olha claramente (pelo menos parte) têm que se dever a isso. Tenta endireitar a coluna, no entanto por experiência própria não é tarefa facil, isto quando queremos colocar as coisas ao mais alto nivel, mas por outro lado também não é impossivel com um pouco de paciência e mestria Wink

Good Luck!!
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos