Road Vintage Bike Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma classica ALTIS para colocar em circulação

+3
Kampa
GolfSC
saurio33
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Sex Nov 12, 2010 11:06 pm

Esta é a segunda bicicleta que me apareceu para recuperar. Não está em mau estado. Precisa de uma limpeza, lubrificação e trocar a corrente e a cassete. De resto parece estar tudo ok. Como só a recebi hoje, ainda não tive tempo para uma análise detalhada. Aqui estão as fotos:

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis1

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis2

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis10.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis9.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis8.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis6.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis5.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis4.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis3.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis2.th

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis1.th

Cumprimentos
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Shimano Santé

Mensagem  GolfSC Sáb Nov 13, 2010 10:32 am

Parece estar em Shimano Santé... era um bom grupo na altura.
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Kampa Sáb Nov 13, 2010 12:17 pm

Consigo ver avanço e guiador Cinelli. Travões, manetes dos ditos e manetes das mudanças Campagnolo (90's). Acho que o crankset tb é. Mostra lá uns closeups dos desviadores. As rodas devem ter roda-livre e não cassette...

Está a precisar de uma boa limpeza mas parece-me uma óptima bicla e com óptimos componentes!
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Sáb Nov 13, 2010 5:29 pm

Confirmo que o guiador e avanço são cinelli. Todo o grupo de transmissão é Campanolo. Rodas alesa e cubos campanolo. A cassete estava presa, mas consegui resolver o problema. Coloquei pneus e camaras novas e já está a andar. O desviador dianteiro está um pouco preso. Mas com wd40 deve ir ao sitio. Podem dizer-me se é aconselhável desmontar tudo o que tem rolamentos ou esferas para colocar massa? E como se orienta a manete do travão? Podem ajudar-me? Uma delas está muito virada para dentro. Estive à procura de um parafuso para desapertar a manete (grupo) mas não encontrei. É diferente do Shimano. Aqui estão mais umas fotos. Cumprimentos

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis16.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis15.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis14.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis13.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis12.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altis11f.th

Este grupo campagnolo será o ATHENA (1988-1992)?

Uma classica ALTIS para colocar em circulação 056131B5-B846-44E5-8B5B-06CD6C174517

Ou será Campagnolo Olympus (acima)?


Última edição por saurio33 em Qua Nov 24, 2010 11:26 pm, editado 4 vez(es)
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Kampa Sáb Nov 13, 2010 6:01 pm

É uma pena essa "menina" ter sido tão mal cuidada.

a) Acho que a corrente mais vale deitar fora e comprar uma nova.+
b) A roda livre merecia ser desmontada e tentar recuperar... a ferrugem pode ser mais superficial... não sei só vendo. O mais provável é tentar arranjar uma nova.
c) Acho que tens um grupo campagnolo completo. Vê lá o que diz na caixa de direcção e nos pedais!
d) Em relação às manetes dos travões, nunca mexi nesse modelo por isso não te posso ajudar. Mas deve existir um parafuso por dentro da manete ou talvez debaixo das borrachas. procura aqui num catálogo http://velobase.com/Resource_Tools/CatalogScans.aspx

acho que isso é de 1989 a ínicios dos 90's
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Sáb Nov 13, 2010 8:06 pm

RaTaMaCue escreveu:
b) A roda livre merecia ser desmontada e tentar recuperar... a ferrugem pode ser mais superficial... não sei só vendo. O mais provável é tentar arranjar uma nova.

Boas,
A roda livre está a funcionar perfeitamente. Estava um pouco presa, mas com a chave de sacar as cassetes consegui desprende-la. É de 6 velocidades. Já comprei uma shimano para também de 6v para substituir. O problema é tira-la. Preciso de uma chave com 2 bicos para sacar a cassete. Esta bicicleta, tal como a outra, estavam encostadas "num canto" numa garagem. O dono não tem "problemas" de dinheiro, e deve ter comprado as bicicletas porque era moda por estes lados. Mas deve ter andado muito pouco, pois as rodas quase não têm sinais de travagens. Estas bicicletas não têm o mínimo desgaste de utilização.
Em relação ao travão, já procurei por todo o lado e não encontro o parafuso. Só se estiver debaixo das fitas. Mas vou tentar encontrar informação na net. Em relação aos pedais, são Campanolo.

Cumprimentos

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Seliml.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Guiador.th
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Altispedal.th

saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  pinarello Ter Nov 16, 2010 2:45 pm

parabens, pois a designação de altis é ALfredo baTISta.

do melhor que cá tinha mos em portugal

pinarello
Lanterna Vermelha

Mensagens : 194
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Qui Nov 18, 2010 10:18 am

Já consegui endireitar os manipulos dos travões. Com ajuda do wd40 consegui que a bicicleta esteja a andar. No entanto, como é óbvio, vou desmonta-la toda para limpar e lubrificar. Ontem deparei-me com um problema: não consigo retirar o espigão. Está muito preso. Há algum meio de soltar o espigão sem ter de forçar muito? Já tentei com wd40, mas não deve penetrar o suficiente para soltar a peça.
Cumprimentos
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Kampa Qui Nov 18, 2010 10:27 am

É melhor deixar pelo menos 24h o W40 penetrar.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Qua Nov 24, 2010 11:10 pm

Uma classica ALTIS para colocar em circulação CF2694E4-40CC-4D23-9237-AA196026ED36
Podem dar-me uma informação? Como se tira a tampa de plástico desta pedaleira? Tem de se encaixar alguma chave nos 2 buracos e desenroscar, ou é necessário apenas puxar para fora?

Cumprimentos
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  pinarello Qui Nov 25, 2010 4:32 pm

primeiro tentar desenroscar para o lado esquerdo, se assim não sair puxar.

pinarello
Lanterna Vermelha

Mensagens : 194
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Qui Nov 25, 2010 4:52 pm

Obrigado Pinarello. Vou experimentar para ver se consigo alguma coisa. Smile
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Kampa Sáb Nov 27, 2010 10:19 am

saurio33 escreveu: Como se tira a tampa de plástico desta pedaleira? Tem de se encaixar alguma chave nos 2 buracos e desenroscar

é isso!
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  cruz Ter Mar 15, 2011 7:07 pm

não há novidades deste projecto!? só agora me deparei com esta bicicleta, que tem semelhanças à última que estou a restaurar!

vejo diferenças no remate superior do garfo e o meu grupo Campagnolo é mais antigo.
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Sotnas Ter Mar 15, 2011 11:54 pm

O garfo é igual a um que comprei para a simgle speed que estou a montar... é das SIRLA... muito esguio é bonito.

e esses cachimbos dá a sensação de ser reynolds...

quanto ao espigão... vá com calma....

Sotnas
Quadro por Montar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 03/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Qui maio 12, 2011 11:35 pm

cruz escreveu:não há novidades deste projecto!? só agora me deparei com esta bicicleta, que tem semelhanças à última que estou a restaurar!

vejo diferenças no remate superior do garfo e o meu grupo Campagnolo é mais antigo.
Boas,
Não tenho vindo a este forum... tenho andado ocupado com outras lides. Em relação ao restauro, ainda não decidi o que fazer relativamente à pintura. Gostava de manter a cor original, mas não parece fácil, devido às "nuances" da mesma. Também ainda não consegui retirar o espigão. Por mais força que faça, ele não se mexe.Também não o quero estragar. Por isso estou num impasse. Já dei umas voltas com ela assim, como está nas fotos, mas só para lhe dar uso. É um bocado pequena para o meu tamanho e como o espigão não mexe, não consigo acertar pelo menos a altura do selim.
Cumprimentos
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Pronta para andar

Mensagem  saurio33 Sáb maio 28, 2011 11:38 pm

Depois de muita insistência e suor, consegui (finalmente) retirar o espigão do selim. Assim, já tive caminho aberto para fazer uma revisão geral à bike, de modo a prepara-la para uns passeios. Espero em breve testa-la, para ver se tem as medidas adequadas à minha fisionomia. Por agora, deixo algumas fotos da máquina, já limpa e lubrificada.
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Image001at

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Image011a
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  cruz Ter maio 31, 2011 3:34 pm

gosto muito! queres vender Very Happy ?
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Ter maio 31, 2011 3:58 pm

Era capaz de trocar por uma 56. Este quadro é 52... Muito pequeno para mim Sad
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  cruz Qua Jun 01, 2011 12:32 am

tira umas fotos detalhadas aos componentes (como estao agora) e faz um preço... pode ser que saiba de alguem interessado... eu estaria interessado se o quadro fosse um 54~56

é uma bela bike
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Passeio na Altis

Mensagem  saurio33 Dom Jun 12, 2011 11:30 pm

Devido a um problema de encravamento do polegar da mão direita, não estava em condições de andar de bicicleta de BTT. Então, para matar o vicio, e porque não consegui andar durante a semana (muitas dores no dedo), resolvi pegar na clássica Altis para dar um passeio. Como as mudanças eram em baixo, no quadro, não necessitava de usar o dedo.
Fiz cerca de 26 km. Não quis afastar-me muito porque estava a usar os pneus originais e não sabia se aguentavam o passeio todo. O mesmo receio tive de outros componentes.
Felizmente a bike portou-se muito bem, e eu também que tive de aguentar as subidas com uma transmissão 52/42 e 11/23.
Apesar de velhinha e de ser um pouco pequena para o meu tamanho, achei-a muito confortável, mesmo com pneus 700c-20.
Aqui estão algumas fotos, tiradas em frente à loja da Trek (pedalsempre), onde estava uma Madone 4.7 azul pela qual me apaixonei... Pena os 2000 Euros que custava...
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Imagem0260
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Imagem0257
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Imagem0258
Uma classica ALTIS para colocar em circulação Imagem0259
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  cruz Seg Jun 13, 2011 9:53 am

boa voltinha! para começar e ver se está tudo no sitio!

gosto muito da bicicleta! e com um equipamento desses, qual trek! essa altis é uma bomba! sabes em que aço é construido o quadro? é vitus?
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Seg Jun 13, 2011 10:42 am

Boas,
O quadro não faço ideia qual seja. Já procurei informação no mesmo, mas o único numero que consegui encontrar está por baixo do eixo pedaleiro e é o 52. Deduzi que fosse o tamanho. De resto, o que sei da historia da bicicleta, é que foi vendida personalizada, inclusive com o nome do comprador estampado no quadro, que se pode ver no rectângulo a seguir ao tubo do selim, na foto 3. Está toda original (só tirei os pedais para usar os de encaixe e o tubo do selim, que é mais alto). Os pneus também são os originais. Os pneus já estão um bocado ressequidos, como se pode ver nas fotos, pelo que tenho de os trocar, se quiser fazer mais quilómetros... E mudar uma das rodas pedaleiras, para algo mais fácil, tipo 39 ou 40. Com 42 custa um bocado. Smile
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  cruz Seg Jun 13, 2011 10:53 pm

essa bike merecia os pedais originais bem limpinhos e lubrificados, um espigão de selim campagnolo (mais comprido possivelmente). quanto aos pratos... nao faças isso... esse grupo campagnolo é bom... merecia estar intacto...

ainda assim, se estiveres interessado em vender os pedais, manda-me umas fotos deles e um preço por pm.
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  saurio33 Seg Jun 13, 2011 11:48 pm

Eu só tirei os pedais porque queria usar as sapatilhas habituais. Mas os pedais e o espigão do selim (campagnolo) são para manter. Assim, quando a restaurar em condições, serão para colocar. Por agora, foi só para dar umas voltas. Quando tiver tempo vou começar a polir os componentes. Quanto à pintura, não ficará barata, com tinta especial para bicicletas. A dos carros é muito pesada. Mas isso tem tempo. Quero fazer as coisas com calma, para não estragar nada.
Cumprimentos
saurio33
saurio33
Quadro por Montar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/11/2010
Localização : Oliveira de Azemeis

Ir para o topo Ir para baixo

Uma classica ALTIS para colocar em circulação Empty Re: Uma classica ALTIS para colocar em circulação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos