Road Vintage Bike Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALTIS 80's

+2
Kampa
cruz
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ALTIS 80's Empty ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Dez 06, 2010 8:04 pm

apresento o meu primeiro projecto de restauro, uma ALTIS da década de 80, tamanho 52 e tubagem Reynolds 531c.
a bicicleta foi de um profissional, João Amaro, que integrou a equipa TENSAI, de Viana do Castelo.
com ela obteve vários pódios em provas regionais e chegou ainda a participar duas vezes na Volta a Portugal.

quando me chegou à mão, a bicicleta apresentava muitas marcas de uso, o que obrigou à substituição de alguns
componentes e à repintura. o quadro foi decapado, e, depois do primário, foi pintado de verde celeste - a cor original foi
sempre a da equipa, uma pouco interessante combinação de amarelo e vermelho. o garfo é em alumínio e os componentes
são quase exclusivamente Campagnolo (infelizmente não tem um grupo completo).

a pintura e a aplicação de fita, selim e correias em pele castanha foram as opções de personalização,
todo o resto foi limpeza, lubrificação e afinação.

como não tenho registo fotográfico do antes, fica a foto actual...
ALTIS 80's Altis1
- quadro ALTIS 52cm, tubagem REYNOLDS 531c
- garfo em alumínio
- aros MAVIC GP4 28h, cubos e chavetas CAMPAGNOLO RECORD
- pneus tubulares VITTORIA COMPETITION RALLY 700x21
- desviadores e shifters CAMPAGNOLO SUPER RECORD
- pedaleiro ZEUS CRITERIUM 52-42t
- cassete REGINA 6 velocidades 13-21t
- corrente SRAM/SACHS PC-89R
- travões CAMPAGNOLO VICTORY, alavancas NUOVO RECORD
- guiador e avanço CINELLI CRITERIUM
- selim DIA COMPE, espigão CAMPAGNOLO NUOVO RECORD
- fita e correias BROOKS ENGLAND
- pedais e ganchos CAMPAGNOLO

- peso 9.1Kg


Última edição por cruz em Sex Mar 18, 2011 1:58 pm, editado 15 vez(es)
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Dom Dez 12, 2010 12:02 am

depois de algum tempo a pesquisar, e de poucas soluções encontradas, acabei por me concentrar nestes pneus:

ALTIS 80's 53734528

são uns VELOFLEX RECORD, 700x20. adoro o aspecto e ao que li são extremamente leves (130 gr confirmados cada um!!!!). Apenas me interrogo se 700x20 não será demasiado estreito e desconfortável... de facto a bicicleta não anda muito, mas quando o tempo ajuda sempre sai para uns passeios. gostava da vossa opinião acerca deste assunto!

ah, já agora... o preço não é muito convidativo... o mais acessível que encontrei foi 77 eur o par já com portes. se alguém souber de alternativa e me possa ajudar, ficava agradecido.

cumprimentos a todos
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Dom Dez 12, 2010 9:43 am

Na minha Vilar acabei por montar uns Michelin 700x23. Custam €10 o par e fazem o serviço perfeitamente.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  2wheels Seg Dez 13, 2010 2:24 am

Parabéns a bicicleta está lindissima.

Quanto aos pneus eu tenho montados uns estilo clássico da marca Vittoria de tamanho 20 e slicks mas como só ando em seco estou bastante satisfeito.

Não sei onde foram adquiridos porque já vinham na bicicleta mas têm este aspecto:

ALTIS 80's Pista_evo_cl
2wheels
2wheels
Quadro por Montar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  varinho Seg Dez 13, 2010 9:52 am

Bom dia,

as fotos que colocou são da sua bike, ou como a quer colocar?

Uma palavra: LINDA
varinho
varinho
Quadro por Montar

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Ter Dez 14, 2010 2:41 am

obrigado a todos pelo elogio! Very Happy

sim, as fotos sao da minha bicicleta. foram recortadas com photoshop. eu logo que possa vou postar mais um par de fotos para se ver a bicla em ambiente normal e com mais umas actualizações entretanto feitas.

quanto aos pneus, agradeço aos dois. gostei especialemente dos vittoria, mas o facto é que, ao que pesquisei, já não se arranja nada parecido... Mad

entretanto, com uns travões camp victory NOS prestes a ser instalados, vou deixar os pneus para janeiro, que o natal esta aí à porta, e ainda falta comprar muitos presentes...

um abraço a todos
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Ter Dez 14, 2010 6:33 pm

deixo então 3 fotos da bicicleta, não actualizadas (preciso de tempo para tirar fotos às mais recentes alterações), em ambiente normal.

espero que gostem

ALTIS 80's 001xah

ALTIS 80's 003ux

ALTIS 80's Dsc0153jx

um abraço a todos
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Ter Dez 14, 2010 11:26 pm

Acho a escolha de cores perfeita. O selim e a fita em cabedal estão 5*****. O único ponto que trocaria são as rodas. Acho que têm um aspecto demasiado moderno por causa da configuração dos raios. De resto está linda. Parabéns.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Qua Dez 15, 2010 12:45 am

eu entendo a questão das rodas e estou de acordo. no entanto, vejo com bastante agrado a combinação que fazem com o conjunto, talvez até mais por serem pretas do que propriamente pela configuração dos raios. de facto, a escolha das cores (e do cabedal) foi feita sempre tendo em conta estas rodas, principalmente pelo facto de serem pretas... outra coisa que me agrada é o peso. não as pesei, mas são relativamente leves...


aproveito para mostrar mais 3 novos upgrades, que serão montados agora por altura do natal santa :

travões campagnolo victory dos 80's.
substituirão os actuais (campagnolo record e gippieme special) devido ao mau estado que apresentam, principalemente o campagnolo (marcas de ferrugem na mola, aluminio corroido, etc...). estes novos não são record, mas são de boa qualidade e estão em optimo estado, para além de trazerem os calços campagnolo com a carcaça em aço (que os meus não tinham). o preço também é mais apelativo que o dos record, como é obvio. e assim fico com o par a condizer.
ALTIS 80's Picture3lm


alavancas de velocidades campagnolo super/nuovo record.
vão substituir as triplex actuais que estão em óptimo estado - se houver alguém interessado em ficar com eles pode contactar, que vendo por bom preço.
ALTIS 80's Camprecsh20101116001


camisa em mola de aço campagnolo para o desviador traseiro (super record).
assim fica tal e qual os modelos originais montados em SR
ALTIS 80's Picture5ld


próxima alteração serão os pneus, mas só para 2011...
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Jan 03, 2011 3:45 pm

bom, o novo ano trouxe novas fotos, mais detalhadas... neste momento faltam-me umas borrachas para as manetes de travão (umas Campagnolo cor borracha virgem, modelo Nuovo ou Super Record, novas ou em excelente estado - se alguém sabe de algo que me avise), que isto assim dói... e uns pneus decentes (estes são de arame e tão tortos que até nas fotos conseguem ver...) que já estão praticamente escolhidos: VELOFLEX MASTER/PAVE 700x22 ou GOMMITALIA CALYPSO K 700x23

de resto, acho que não há mais nada a mexer a não ser uma troca de cassete...

aqui vão as fotos!!!

ALTIS 80's 94281524

ALTIS 80's 46291313

ALTIS 80's 80678722

ALTIS 80's 18031997

ALTIS 80's 93897721

ALTIS 80's 86167124

ALTIS 80's 59838981

ALTIS 80's 89687178

ALTIS 80's 56044058

ALTIS 80's 94457783

e uma foto geral...

ALTIS 80's 003vnd

um abraço a todos e comentem à vontade...
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Seg Jan 03, 2011 4:32 pm

Pensava que era um quadro Português de marca desconhecida e afinal tem na tesa o logo da Biachi? Decalque da Columbus? Estou baralhado...

Gosto de tudo menos das rodas como já disse atrás! Cool
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Jan 03, 2011 4:48 pm

decoração... até ja teve outros autocolantes mas entretanto fiz estes... desconheço a marca, mas o senhor que ma vendeu disse-me recentemente que o quadro é italiano... só não sabe a marca... lol
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Fev 28, 2011 3:46 pm

depois de duas semanas e meia na terra natal, finalmente houve tempo para "chatear a sério" o antigo dono desta bicicleta e sacar-lhe a informação que precisava para terminar o projecto.

o senhor, João Amaro, era ciclista federado e corria por uma equipa de Viana do Castelo, a TENSAI, com várias biciletas. esta foi uma das que mais alegrias lhe deu, e fez vários podios, em provas regionais e distritais. chegou ainda a participar em duas edições da volta a portugal, uma das quais não terminou por problemas técnicos. foi comprada na ALTIS por volta de 1985, e o quadro é em aço REYNOLDS 531c. assim posso fazer os autocolantes e devolver a esta estradeira a sua "verdadeira identidade" Very Happy

ao que apurei, o 531 é uma boa gama da REYNOLDS, pelo que até fiquei em dúvida se realmente será possivel esta máquina ser construída com tão nobre material. reparei entretanto que os lugs, passa cabos e mais alguns pormenores são exactamente iguais aos de alguns quadros 501 e 531. como sou leigo nesta matéria, gostava que alguém me pudesse ajudar a verificar se é legítimo colocar o decalque.

entretanto, a bicicleta recebeu um presente que o KAMPA muito apreciará, para completar a imagem vintage tão desejada: rodas MAVIC GP4 montadas em cubos CAMPAGNOLO RECORD de 28 furos (dizem record, mas já reparei que os super record são aparentemente iguais, como se distinguem?...), cassete REGINA de seis velocidades 13-21t e uns boyaux velhos só para remediar, até chegarem os Vittoria Competition Rally 28x21...

o peso neste momento é de 9,1kg, o que me parece de bom nivel, tendo em conta os abusados 500g do selim Very Happy

para terminar o projecto, faltam os autocolantes e um espigão de selim Campagnolo de 27,0. ando a procura do modelo de dois parafusos no "clamp". mas estou com mais facilidade a arranjar um bom negocio em 26.8... será viável?

deixo entao uma foto do estado actual, em que os "decals" são ainda montagem... se alguém tiver imagens elucidativas de lettering da ALTIS e mas possa enviar, fico agradecido.

ALTIS 80's Altis01

um abraço a todos


Última edição por cruz em Qui Mar 03, 2011 6:39 pm, editado 4 vez(es)
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  varinho Seg Fev 28, 2011 3:55 pm

Viva,

digo-lhe já que fica muito bem o ALTIS no quadro!!
Parabéns, acho que assim, dando a verdadeira identidade à bicicleta fica muito melhor!

Um aparte, onde arranjou essa bicicleta há mais?

Obrigado
varinho
varinho
Quadro por Montar

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Fev 28, 2011 3:59 pm

é uma boa pergunta... o meu pai tratou este negocio directamente com o dono da bicicleta, mas conhece bem os dirigentes da equipa... eu gostava de arranjar uma num tamanho maior, mas idêntica, para mim. talvez a própria equipa tenha stock que já não usa porque foi substituído por maquinas mais recentes. eu depois de saber alguma coisa informo Wink
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Seg Fev 28, 2011 4:47 pm

entretanto deixo as imagens das rodas e dos cubos (faltam os pneus vittoria...)

ALTIS 80's Cubos

são exactamente iguais a estes...

ALTIS 80's Image7e164d5680aa

afinal isto é record ou sr?
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Ter Mar 01, 2011 2:47 pm

cruz escreveu:
para terminar o projecto, faltam os autocolantes e um espigão de selim Campagnolo de 27,0. ando a procura do modelo de dois parafusos no "clamp". mas estou com mais facilidade a arranjar um bom negocio em 26.8... será viável?

deixo entao uma foto do estado actual, em que os "decals" são ainda montagem... se alguém tiver imagens elucidativas de lettering da altis e mas possa enviar, fico agradecido.

ALTIS 80's Altis01

Boa, sim senhor, gosto muito mais de ver essas rodas! Cool Vi também o thread da confercil e está a ficar linda.

Afinal esta é uma Altis. Ahhh, isso faz-me lembrar quando comprei a Vilar em 1979. Até à bem pouco tempo ainda tinha isto:
ALTIS 80's Vilarspeedvi078

Infelizmente o lettering já não dá para ver muito bem. O plástico estava completamente ressequido e quebradiço e mandava cá um pivete...

Em relação ao seat post (não tenho a certeza mas) se a tubagem for mesmo Reynolds 531 então o espigão devia ser de 27,2.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Ter Mar 01, 2011 7:39 pm

perdi uns minutos a pesquisar sobre a largura dos espigões de selim em tubagens REYNOLDS 531, e acabei por descobrir que são variáveis, por exemplo em função do fabricante dos quadros.

I sent an e-mail to Reynolds awhile back asking, "what size seatpost does 531 tubing accept?"

Reynolds reply, "The I.D. could vary from 26.6 to 27.2 depending on the tubes being Imperial or Metric, the set your starting with and a manufacturer boring out the tubes. The frame builder would also ream the inside of the tube, so it could be a 26.6, 27.0 or 27.2 depending on the seat tube and reaming done."

rapidamente encontrei vários exemplos de quadros que não usam 27.2, embora predominem. vi exemplos 26.6, 26.8, 27.0 e 27.2
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Ter Mar 01, 2011 8:26 pm

OK, certíssimo então. Por coincidência, todas os quadros Reynolds que vi até hoje tem 27,2 de medida do espigão. Já os Columbus SL tenho ideia que costumam ser 27,0...
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Ter Mar 01, 2011 8:45 pm

olha aqui dois exemplos...

HENRY BURTON TRACK FRAME c1959

Seat Tube (ctt): 21.25in (54cm)

Top Tube (ctc): 21.25in (54cm)

Rear dropout width: 110mm

Frame tubing: Reynolds 531 double butted

Seatpost size: 27.0mm

WOODRUP ROAD FRAME c1985 25in

Seat Tube (ctt): 63.5cm (25in)

Top Tube (ctc): 58cm (23in)

Rear dropout width: 128mm

Wheel size: Sprints/700C (brake drop 46mm)

Frame tubing: Reynolds 531C

Seatpost size: 27.0mm
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Qui Mar 03, 2011 7:05 pm

novos presentes Very Happy ... ficam só a faltar os pneus...


set de autocolantes

ALTIS 80's Altis


espigão de selim NOS

ALTIS 80's Screenshot20110303at704
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Qui Mar 03, 2011 9:51 pm

Sim senhor, muito bom gosto. Adoro as cores de campeão de mundo a rodear o trevo. Cool

És tu que fazes o desenho dos decalques?


Última edição por Kampa em Sex Mar 04, 2011 9:45 am, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Qui Mar 03, 2011 10:53 pm

sim, em Illustrator com dois layers: impressão e corte. neste momento já estão impressos em vinil, e tudo (com pelo menos outros tantos suplentes, para o caso de correr mal) ficou por 5eur. na confersil já tinha feito igual
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Kampa Sex Mar 04, 2011 9:49 am

Nunca cheguei a fazer os decalques para a minha Vilar porque nunca encontrei uma casa que me conseguisse reproduzir o dourado da roda dentada.

ALTIS 80's Vilar1ez6

Achas que é possível reproduzir essa cor?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  cruz Sex Mar 04, 2011 2:58 pm

pois... eu conheço esse logo... ora bem, onde eu imprimo não o fazem... pelo menos as impressoras não imprimem o dourado como o vez nessa imagem. fazem, quando muito, uma aproximação à cor, mas em CMYK (mistura de cor dos pdf's: ciano magenta amarelo) sobre vinil branco (brilhante ou mate) ou transparente

outra opção seria impressão sobre vinil dourado... mas aqui onde eu imprimo não o fazem

a ultima que vejo, de recurso, seria imprimir o contorno em vinil dourado (roldana e pássaro) e depois os restantes elementos noutro vinil e colar por cima. em vinil fino e de boa qualidade, é quase imperceptível a sobreposição...
cruz
cruz
Rolador

Mensagens : 202
Data de inscrição : 05/12/2010
Idade : 37
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

ALTIS 80's Empty Re: ALTIS 80's

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos