Road Vintage Bike Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

4 participantes

Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Ter Jun 26, 2012 1:14 pm

Boas tardes!

Antes do início do restauro da minha bicicleta de corrida Raposo, fica um pouco da história que sei desta bicicleta.
Foi comprada pelo meu pai há muito tempo. Pertencia a um corredor profissional que tinha acabado de fazer uma volta a Portugal com a mesma! Como a equipa ofereceu outra, vendeu esta ao meu pai por "um conto de Reis!"
Datas, não sei, nem o meu pai se lembra. Só se lembra que era solteiro, ou seja, já tem mais de 36 anos!
Recentemente foi dar com ela num caixote, parcialmente desmontada. Como não tenho fotos comigo agora, posso dizer mais ou menos como ela se encontra num estado geral.
Quadro: Um pouco sujo, mas sem pontos de ferrugem.D
Forqueta: apenas sujo.
Avanço e guiador: tirando as fitas que já se encontravam num estado lastimável parece-me estar tudo em ordem
Travões: Muita sujidade. Alguns pontos de ferrugem.
Manetes: não sei se funcionam, já estavam desmontadas quando vi.
Pedaleiro: parece impecável!
Desviador Frontal: também já estava desmontado
Desviador Traseiro: encontra-se meio desmontado mas tem uma situação um pouco estranha (já falo nisso mais a frente).
Corrente: Muito suja! Mas os elos depois de limpos e lubrificados parecem estar para as curvas.
Cassete: Suja! Mas os dentes parecem estar bons.
Roda Frente e trás: com alguma ferrugem.
Pneus: Ressequidos

Problemas visíveis:
2 que consiga detectar.
1º - Pedaleira- as tampas de plástico que protegem o parafuso dão a sensação que são roscadas, mas como estão partidas o plástico encontra-se "preso" na rosca e não deixa entrar a chave para desapertar.
2º - Desviador Traseiro - Vou tentar explicar o melhor que conseguir. Dá a sensação que o quadro tem um dropout integrado, ou seja, no seguimento do quadro. E que alguém soldou o parafuso do desviador ao tal dropout. Como não conheço mais nenhum quadro igual não sei se é de fabrico ou se foi feito a pedido do ciclista.

Acho que é tudo.
Logo à noite, quando chegar a casa tiro fotos e mostro melhor os problemas.


F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Ter Jun 26, 2012 1:28 pm

sem ver fotos é complicado mas até parece estar tudo em ordem.
Se fostares de fazer um restauro tu mesmo vais ver que vai ser divertido mas aconselho-te a desmontar tudo o que conseguires, limpar e lubrificar. Fitas, corrente e esses detalhes talvez seja melhor nova.

Outra hipotese no caso de não conseguires fazer alguma coisa vais até á arrabida bikes em setubal que o tiago ajuda-te e até pode ter material da altura da bike.


the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  pinarello Ter Jun 26, 2012 4:27 pm

sim uma raposo não engana, sempre com o bom e com o melhor.

manda fotos para cá que a gente ajuda te.

pinarello
Lanterna Vermelha

Mensagens : 194
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Qua Jun 27, 2012 10:28 am

Bom dia!

Ontem tentei colocar fotos, mas não consegui devido a estar registado à menos de 7 dias.
À alguma maneira de dar a volta a essa situação?

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Qua Jun 27, 2012 10:33 am

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626200805

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626200751

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626200834

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626200905

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626200912

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201023

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201031

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201105

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201214

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201409

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626201933

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626202023

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626203814

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Img20120626203829

Tem uns lugs altamente!

the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  pinarello Qua Jun 27, 2012 11:27 am

a ser minha, lavava tudo muito bem, com marcas de uso é fixe, dava uma demão de verniz (spray, pistola) para manter o aspecto e montava na linha dela, como sem ver disse que seria uma coisa boa e verifica se, essa é mais uma raposo bem bonita, trocava lhe só o grupo de travões, assim de repente, por uns arabesco 600 como os shuifters de velocidades.

boa sorte e vai partilhando essa tua linda maquina, porque tem pormenores bem engraçados e com 27 de espigão de selim, cheira me a aço columbus.

pinarello
Lanterna Vermelha

Mensagens : 194
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Qua Jun 27, 2012 11:27 am

Agradecimento especial ao the_buny pela colocação das fotos! Very Happy

Pois é aqui fica a minha Raposo..
No Sabado, vou meter mãos à obra e começar numa limpeza geral.

Na 3ª e na 10ª foto tem o tal problema do dropout. Agora com melhor atenção (Foto 10) dá a sensação que soldaram o dropout e o parafuso do desviador.

Visto não encontrar fotos nem informação desta bicicleta, excepto um artigo das rodas de viriato, preciso de dicas em relação ao restauro.

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Qua Jun 27, 2012 11:43 am

pinarello escreveu:a ser minha, lavava tudo muito bem, com marcas de uso é fixe, dava uma demão de verniz (spray, pistola) para manter o aspecto e montava na linha dela, como sem ver disse que seria uma coisa boa e verifica se, essa é mais uma raposo bem bonita, trocava lhe só o grupo de travões, assim de repente, por uns arabesco 600 como os shuifters de velocidades.

boa sorte e vai partilhando essa tua linda maquina, porque tem pormenores bem engraçados e com 27 de espigão de selim, cheira me a aço columbus.

Postei a msg dp da tua..
Realmente limpeza tá no topo das prioridades!
Em relação aos travões é um caso a pensar. A conselho do the_buny vou dar uma volta à arrabida bikes ver o que se arranja de material.
Em relação às rodas, elas estão com alguns pontos de ferrugem. O que aconselham a fazer?

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Qua Jun 27, 2012 11:52 am

F.A. escreveu:
pinarello escreveu:a ser minha, lavava tudo muito bem, com marcas de uso é fixe, dava uma demão de verniz (spray, pistola) para manter o aspecto e montava na linha dela, como sem ver disse que seria uma coisa boa e verifica se, essa é mais uma raposo bem bonita, trocava lhe só o grupo de travões, assim de repente, por uns arabesco 600 como os shuifters de velocidades.

boa sorte e vai partilhando essa tua linda maquina, porque tem pormenores bem engraçados e com 27 de espigão de selim, cheira me a aço columbus.

Postei a msg dp da tua..
Realmente limpeza tá no topo das prioridades!
Em relação aos travões é um caso a pensar. A conselho do the_buny vou dar uma volta à arrabida bikes ver o que se arranja de material.
Em relação às rodas, elas estão com alguns pontos de ferrugem. O que aconselham a fazer?

Leva a bike, fala com o tiago, vê o que ele tem por lá e de certeza que vais ser bem recebido e ter ajuda !

E ele tem ferramentas que te podem resolver esse problema do drop

the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  Beco Qua Jun 27, 2012 12:28 pm

Assim de repente esse dropout não parece original do quadro. Mais parece que retiraram o original e soldaram um novo. No entanto dá a ideia de terem também soldado a parte com rosca que supostamente fixa o desviador. Quanto ao parfuso soldado, com jeito, rebarba-se a solda até ficar ao nível do dropout. depois desenrosca-se o parafuso que já deve partir o que resta de solda. Não me cheira que tivesse sido grande artista que soldou isso. Aliás, não pode ter sido grande artista porque um "consciente" das bikes nunca soldaria isso. Se ficou sem rosca havia duas soluções. Colocar um helicóide(solução mais rápida, simples e eficaz) ou trocar o dropout por outro.
Beco
Beco
Quadro por Montar

Mensagens : 69
Data de inscrição : 11/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Qui Jul 05, 2012 2:51 pm

Boas pessoal.

Apesar de não ter tido tempo de vir cá dar novidades, o restauro lá continua devagarinho.
Neste momento tá toda desmontada excepto o pedaleiro.
As peças já se encontram limpinhas! Cool
Pelo que vi acho que consigo aproveitar tudo. O desviador traseiro também já se encontra montado (espero que funcione)!

Agora tenho uma pequena duvida em relação às rodas. Elas ainda estão enraiadas. Tanto nos aros como nos cubos nota-se ferrugem. O que aconselham a fazer: Desmontar, fazer uma limpeza, montar e andar ou acham melhor ver de outras rodas?

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Qui Jul 05, 2012 4:02 pm

F.A. escreveu:Boas pessoal.

Apesar de não ter tido tempo de vir cá dar novidades, o restauro lá continua devagarinho.
Neste momento tá toda desmontada excepto o pedaleiro.
As peças já se encontram limpinhas! Cool
Pelo que vi acho que consigo aproveitar tudo. O desviador traseiro também já se encontra montado (espero que funcione)!

Agora tenho uma pequena duvida em relação às rodas. Elas ainda estão enraiadas. Tanto nos aros como nos cubos nota-se ferrugem. O que aconselham a fazer: Desmontar, fazer uma limpeza, montar e andar ou acham melhor ver de outras rodas?

Raios novos quase de certeza Smile

the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Sex Jul 06, 2012 11:07 am

the_buny escreveu:

Raios novos quase de certeza Smile

Se levar as rodas ao Arrabida Bikes achas que eles podem ver o que se arranja?

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Sex Jul 06, 2012 11:14 am

F.A. escreveu:
the_buny escreveu:

Raios novos quase de certeza Smile

Se levar as rodas ao Arrabida Bikes achas que eles podem ver o que se arranja?

acho que o deves fazer mesmo mas se trocas apenas alguns raios os novos vão brilhar e os antigos não. Fica uma confusão..


um set de raios novos mais enraiação não te sai muito caro

the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Sex Jul 06, 2012 11:20 am

Se trocar é tudo.
O meu problema é mesmo Casas de confiança!!
Amanha de manha vou lá dar um saltinho Very Happy

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  F.A. Sex Jul 06, 2012 11:33 am

Visto que o material da bike é shimano 600 arabesque,excepto pedaleira e travões, por acaso não há cubos da mesma gama?

F.A.
Quadro por Montar

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  the_buny Sex Jul 06, 2012 11:49 am

F.A. escreveu:Visto que o material da bike é shimano 600 arabesque,excepto pedaleira e travões, por acaso não há cubos da mesma gama?

sim há.

Procura no velobase

the_buny
Lanterna Vermelha

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo Empty Re: Inicio de Restauro - Bicicleta Raposo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos